De carrinho ambulante a uma das maiores franqueadoras do país

No mercado nacional de franquias, grandes histórias surgem por meio de ideias inovadoras. Assim começou a Bebelu Sanduíches, uma empresa genuinamente cearense, que figura entre as cinco maiores redes de sanduíches do País.

Fundada há quase 30 anos em Fortaleza, a empresa surgiu em um carrinho ambulante sob o nome ‘Babalu Lanches’. Na calçada de sua residência, o jovem empreendedor Dernier Pessoa Rios vendia sanduíches que prometiam um novo sabor e uma qualidade elevada em comparação ao que era oferecido até então. Do pequeno carrinho artesanal logo veio a primeira lanchonete e o empreendimento tomou proporções inimagináveis.

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A rede Bebelu atualmente está presente no Norte e Nordeste do país atuando como franchising, sistema através do qual o afiliado não vende nenhum produto, mas oferece prestações de serviços que inventou. Tudo o que é oferecido foi criado e experimentado pelo franqueador. Desde 2005, a empresa apresenta crescimento continuo e, atualmente, conta com 64 lojas em pleno funcionamento e outras 20 em processo de regularização para o ano de 2016.

Outros aspectos relevantes destacam-se desde o surgimento da marca, dentre eles o fato de ser a única rede de sanduíches a oferecer em seu cardápio alguns sabores característicos da culinária nordestina, como é o caso dos sanduíches de carne de sol com queijo coalho, de carne de carneiro, ou mesmo a maionese temperada.

Para melhorar o sabor do produto tudo é preparado na hora, o que se torna outro grande ponto forte da marca, fortalecendo e fidelizando a relação com o cliente no dia a dia. A empresa fornece 100% dos insumos usados nas franquias, possuindo uma indústria própria para a produção de matéria prima usada nos sanduíches.

A rede conta com um grande número de profissionais específicos para cada área, são arquitetos, engenheiros, setor de marketing, consultores de campo, todos capacitados para orientar a abertura de novas franquias. “Todos os novos franqueados recebem treinamento detalhado para que possa desenvolver a formação empreendedora” afirma Antônio de Oliveira, gerente de controladoria.

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Alguns dos franqueados possuem mais de uma loja, o que demonstra maior confiança para quem pretende iniciar um empreendimento junto à marca. Há ainda uma grande preocupação por parte do setor administrativo em fornecer noções básicas sobre o investimento na marca, orientação relacionada à contratação e quantidade de funcionários, além do direcionamento quanto ao projeto arquitetônico e compra de equipamentos necessários.

Atualmente são exigidos alguns pré-requisitos para abrir uma loja, como a instalação mínima de 36 metros quadrados. Estima-se que o lucro médio mensal obtido em cada unidade da rede é de aproximadamente 120 mil reais. O número de funcionários pode variar de 12 à 18 pessoas, de acordo com o tamanho da franquia, o que implica em geração de emprego e renda para a cidade.

Mesmo diante da crise presente no cenário econômico, a empresa adota estratégias para continuar posicionada entre as maiores redes de fast food: “Na realidade diante da crise que se instalou, a primeira ação é cortar despesas, analisar contas e adequar cada franquia a redução de consumo, mantendo assim a produtividade” afirma Antônio Oliveira.

Fernando Souza

 

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